domingo, 22 de maio de 2011

Estudo do BNDES confirma viabilidade econômica e social da pesca e da piscicultura na Amazônia é realidade

10/5/2011 - 14:27 - ( Nacional )
Um projeto para aumentar o cultivo de pescado na Amazônia foi discutido segunda-feira (09) entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representantes de nove estados. O BNDES que fez um estudo sobre o setor e está convencido de que a pesca e a piscicultura (criação de peixes) são rentáveis. “A pesca consegue atrair um setor forte e competitivo, além de fazer inclusão dos pequenos produtores. Gera emprego, renda e é uma atividade eficiente”, disse o coordenador do Departamento de Relações com o Governo do BNDES, Victor Alexander Contarato Burns.
A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, presente na reunião, acredita que a pesca também é uma atividade ambientalmente sustentável porque é possível criar toneladas de peixes sem derrubar uma única árvore. “Para produzir 200 quilos de carne de boi, você desmata 1 hectare. Se você colocar um 1 hectare de lâmina d’água, você produz algumas toneladas de peixe”. A produção da piscicultura brasileira é, atualmente, de 1,2 milhão de toneladas. “Com 1% da lâmina d’água que tem hoje na Amazônia já daria para produzir 7,5 milhões de toneladas de peixe”. Além disso, o selo "peixe da Amazônia" pode agregar valor às exportações.
A ministra espera ver o projeto de incentivo à pesca e à criação de peixes na Amazônia concluído até o fim do primeiro semestre.
Edição: Vinicius Doria

Nenhum comentário:

Postar um comentário