domingo, 15 de maio de 2011

CERAQUA será difusor da tilápia GIFT no Nordeste


Por meio de uma parceria firmada com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Paraná, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR) viabilizou a importação de espécies da tilápia GIFT, de linhagem geneticamente melhorada, para a propagação em todo o território brasileiro. Os exemplares foram escolhidos dos plantéis estudados pelo Programa de Melhoramento Genético da Tilápia GIFT (Genetic Improved Farmed Tilapia - Oreochromis niloticus), desenvolvido nas Filipinas. A Codevasf participa da iniciativa por meio do Centro Integrado de Aqüicultura e Recursos Pesqueiros de Alagoas (Ceraqua/AL), localizado em Porto Real do Colégio.
Segundo os pesquisadores, essa linhagem possui alto desempenho zootécnico considerando-se os índices de crescimento, reprodução, ganho de peso, rendimento de filet e maior rusticidade, sendo superior às demais espécies conhecidas.
Trabalho semelhante foi realizado no país em 2003, quando, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), a Codevasf introduziu em suas estações de piscicultura, a linhagem “Chitralada”, de alta qualidade.
A participação do Ceraqua/AL foi estabelecida pelo chefe do Centro, engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, com o professor da UEM, Dr. Ricardo Pereira Ribeiro, geneticista e diretor do Centro de Ciências Agrárias daquela universidade. Durante treinamento na UEM, o chefe do Ceraqua/AL selecionou três grupos genéticos de tilápia GIFT, cada um com aproximadamente 100 alevinos, que foram trazidos do Paraná e introduzidos no Centro.
“Os grupos de alevinos serão mantidos separadamente até atingirem a maturidade sexual, quando estarão aptos para reprodução, e só então serão realizados os acasalamentos para posterior distribuição dos lotes de tilápia, de alta pureza genética, para os centros tecnológicos em aqüicultura do Nordeste”, explica Albuquerque.
O plantel de tilápia GIFT oriundo das Filipinas, em desenvolvimento no Ceraqua/AL, vai permitir que o trabalho de melhoramento genético seja feito no Nordeste até 2010. A partir desse período, o Ceraqua/AL, através do trabalho que será desenvolvido na área de melhoramento genético pelos técnicos da Codevasf e pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Carlos Alberto da Silva, passará a ser o próprio gerador dessa linhagem para toda a região.
Em recente visita ao Ceraqua/AL, o ministro Altemir Gregolin, da SEAP/PR, enalteceu o programa de melhoramento genético da tilápia a ser desenvolvido pela Codevasf em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário