domingo, 15 de maio de 2011

TILÁPIA GIFT


Resultados e Impactos Esperados
Para a tilápia GIFT é estimado um ganho de peso de 15% a cada geração melhorada. Espera-se que, ao final do projeto, tenham sido obtidas 4 gerações de tilápia melhoradas, o que significa um aumento de ganho de peso de 60%, garantindo a continuidade da atividade mesmo em ambientes onde estes agentes estão presentes. Para as espécies nativas, haverá uma grande inovação tecnológica, na medida em que serão desenvolvidas metodologias de melhoramento genético a partir da implantação de técnicas de criação que permitam a identificação individual dos animais, bem como estimativas de parâmetros genéticos individuais, com a utilização do Modelo Animal.
O desenvolvimento de novas linhagens mais produtivas provenientes de espécies nativas poderá contribuir para reduzir os impactos de introdução de espécies exóticas, pois as nativas podem se tornar competitivas o suficiente para eliminação de uso de espécies exóticas de alta produtividade bem como de híbridos inter-específicos, situação que ocorre atualmente. Estas linhagens superiores serão avaliadas sob as condições propostas nos distintos projetos componentes, visando à geração de técnicas e tecnologias biosseguras e com alto valor agregado.
No projeto componente nutrição, espera-se a obtenção de rações de baixo custo que atendam às exigências nutricionais das espécies selecionadas bem como ambientalmente corretas e capazes de promover um melhor desempenho produtivo, reduzindo igualmente os problemas patológicos e estresses causados por alimentação inadequada.
No componente sanidade, o conhecimento dos agentes etiológicos será essencial para traçar estratégias de controle e prevenção das principais doenças e desenvolver o uso de tratamentos ao combate dos agentes causadores da maioria das enfermidades bacterianas sem causar danos ao meio ambiente e resistência a quimioterápicos, assegurando alimentos mais seguros e aceitação pelo mercado internacional.
Ao mesmo tempo, um dos grandes objetivos é o estabelecimento de metodologias adequadas que darão subsídios para formação de uma rede nacional de laboratórios capacitados e/ou credenciados.
Espera-se também a integração e troca de informações com os demais projetos componente que propiciem a formulação de dietas balanceadas suplementadas com probióticos que aumentem a resistência dos animais à infecções bacterianas, com a implantação das boas práticas de manejo que reduzam e/ou impeçam a proliferação de patógenos, aliadas a espécies melhoradas geneticamente e resistentes a patógenos culminando na produção de pescado seguro e de qualidade.
No que tange ao manejo e gestão dos sistemas de produção, está proposta a formulação de metodologias e protocolos de pesquisa para análises de água, sedimentos, antibióticos, hormônios, metais pesados, pesticidas, e para a avaliação da comunidade bentônica, bem como métodos para a análise de desempenho de cadeias aquícolas, recomendações de BPMs para assegurar a qualidade do pescado e a segurança ambiental da aquicultura, e instrumentos de gestão ambiental e ações de transferência de tecnologias como subsídios à elaboração de políticas públicas e estratégias empresariais. Certamente, espera-se que tais respostas tragam sustentabilidade em todas as dimensões (sociais, econômicas, ecológicas e de conhecimento) para a aqüicultura brasileira. Em resumo, pretende-se obter: melhoria da qualidade dos efluentes dos sistemas de produção aquícola; reduzir os riscos de contaminação ambiental e dos produtos aquícolas; validar um indicador biológico de qualidade de água e integridade dos ecossistemas aquáticos; e implantar um modelo multiplicador para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos sistemas de produção aquícola com base nas BPMs.
No que tange ao aproveitamento agroindustrial, a palavra chave é a rastreabilidade e conseqüentemente, a disponibilização de ferramentas para esta finalidade, o que será desenvolvido na presente proposta envolvendo aspectos da determinação da qualidade microbiológica e sanitária para o pescado in natura e produtos de pescado significativos no agronegócio de diversas regiões do Brasil. Serão também desenvolvidas tecnologias para aproveitamento dos atuais resíduos de processamento para redução da poluição/degradação ambiental, ao tempo em que se adiciona mais valor agregado à atividade como, por exemplo, fertilizantes e produtos farmacêuticos a partir do resíduo de beneficiamento do camarão, tecnologias para obtenção de produtos como silagem, óleo e farinha a partir de tambaqui, pintado e camarão. Neste aspecto haverá ainda um grande ganho através da capacitação e treinamento de novos profissionais na área, considerando que é uma área com massa crítica muito reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário