sábado, 16 de abril de 2011

SEBRAE realiza o curso Técnicas Avançadas em Piscicultura

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE no Piauí realiza o curso de Técnicas Avançadas em Piscicultura, que inicia hoje (15) e prossegue até domingo (17). O curso é voltado para os piscicultores, colaboradores das fazendas de pescado e empreendedores interessados em aprender mais sobre esta atividade. Devido a grande demanda existente, a capacitação se repetirá no próximo mês.
O treinamento será ministrado pelo engenheiro agrônomo e instrutor do SEBRAE no Piauí, João Rodrigues de Azevedo Filho e abordará temas como o manejo e a criação de peixes. A capacitação será composta por aulas teóricas, que acontecem na sede da instituição em Teresina e práticas, que serão realizadas na propriedade rural Tambaqui e Cia, localizada a dez quilômetros da capital.
“A intenção desse curso é aprimorar o conhecimento dos produtores e oferecer informações para aqueles que pretendem iniciar nessa atividade. Serão repassadas noções básicas, que vão nortear a implantação de um projeto de piscicultura ou ajudar na melhoria de um já existente. As pessoas que desejam ter um empreendimento bem sucedido nessa área não devem se ater somente ao curso e sim, buscar outras fontes de informação e conhecimento”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do SEBRAE no Piauí, Francisco das Chagas Holanda.
Ainda segundo Holanda “O empreendedor precisa elaborar um plano de negócios, realizar pesquisas de mercado e aprofundar seus conhecimentos, pois só assim conseguirá se sobressair nesta atividade”.

Para o período da semana santa, o SEBRAE no Piauí realizou nas cidades de Teresina, Esperantina, Elesbão Veloso e Piracuruca palestras técnicas repassando aos produtores os cuidados que o criador e o consumidor devem ter com o peixe.
“É importante que o produtor saiba cuidar do peixe que está criando, sempre atento a qualidade da água, temperatura e a alimentação do animal. Na hora da compra, o consumidor não deve deixar de checar se o peixe está com olhos brilhantes, guelras vermelhas e se está armazenado no gelo” afirma gestor do projeto de Desenvolvimento da Piscicultura no Piauí, João Pinheiro Júnior.

O gestor afirma que com as palestras ministradas pelo SEBRAE, os produtores recebem todas as informações necessárias para repassar ao consumidor um peixe de qualidade, garantindo assim boas vendas na semana santa. “Os criadores estão informados dos conhecimentos necessários para a criação de peixes e não devem esquecer-se dos cuidados com o armazenamento e o transporte” finaliza.
 Fonte: Agência Sebrae-PI  |  Editor: Da Redação