terça-feira, 19 de abril de 2011

Emater promove Dia de Campo

Emater promove Dia de Campo para pequenos produtores de Marituba/PA – 15/04/2011

"Receber este ensinamento que a Emater dá é mais do que um aprendizado, nos ensina como produzir mais e melhor".
Esta foi da constatação da produtora rural Maria do Socorro Gomes, da comunidade Campina Verde, localizada no município de Marituba, durante o Dia de Campo promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), nesta sexta-feira, 15.
A atividade aconteceu na Fazendinha Esperança, em Marituba, nesta sexta-feira. A programação incluiu palestra e visitação a uma Unidade Demonstrativa (UD) de produção psicultora e contou com a participação de produtores rurais das comunidades Almir Gabriel, São Francisco, Santa Clara, Campina Verde e Bela Vista, além de alunos do curso de Gestão Ambiental de uma faculdade particular de Belém.
Para a estudante Fabiana Carvalho, aluna do primeiro semestre, a atividade de campo foi a primeira experiência efetiva na área desde que ingressou no ensino superior. "É o momento em que aliamos as explicações de sala de aula com a prática. Uma excelente oportunidade", afirmou.
O extensionista da Emater, agrônomo Orbelander Barbosa, ministrou palestra sobre técnicas aplicadas à piscicultura. Dentre os vários assuntos abordados, destaque para os cuidados com o manejo dos alevinos, a forma correta de fazer as escavações dos tanques e como otimizar a produção. "As boas práticas é que vão garantir uma produtividade que vá atender as exigências do mercado", explicou o técnico.
O secretário Municipal de Agricultura também falou aos participantes. Luiz Sodré ressaltou que os dias de campo são extremamente válidos, não apenas pelas informações repassadas aos agricultores familiares, como pelo fato de que eles serão agentes multiplicadores dessas práticas.

O DIA DE CAMPO também contou com o apoio de técnicos ambientais da Prefeitura de Marituba, município que apresenta um grande potencial piscicultor a ser explorado. Segundo Orbelander Barbosa, a participação dos agricultores vai garantir um produto final de qualidade. "Sabemos do potencial dessas propriedades rurais, tanto que na Feira do Peixe Vivo deste ano a produção que será ofertada à população, que soma de três toneladas, será proveniente de pequenas culturas familiares maritubenses".

Kenny Teixeira - Ascom/Emater