sábado, 16 de abril de 2011

Prefeitura firma convênio com Sindipesca


14 de Abril de 2011 - 17:12 

 A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Agricultura (Semagric), está em fase de análise pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), o Projeto de Desenvolvimento Municipal de Piscicultura, o qual consiste na implantação de 50 Módulos sustentáveis de 1,1 hectares cada, com produção média total estimada de 500 toneladas de pescado/ano. 

Segundo secretário José Wildes o município, possui atualmente um déficit na produção pesqueira, para atendimento do consumidor final. “Grande parte da produção vem do setor extrativista. Porém, nos últimos anos tem se verificado um aumento significativo da produção em cativeiro. Sendo que a principal espécie de peixe é o tambaqui”, relatou.
Ainda de acordo com Wildes, através de levantamento feito pela Semagric, verificou-se o potencial para a utilização de um caminhão feira, em algumas regiões do Município, e graças a uma forte articulação feita pelo secretário Wildes e o prefeito Roberto Sobrinho, Porto Velho pôde receber o Caminhão do Peixe, do MPA.” A política do Município é fixar o homem no campo, mas com renda e dignidade”, afirmou o secretário.
Convênio

Nesta quinta feira (14/04), ás 9h, Prefeitura de Porto Velho firmará convênio com o Sindicato dos Aqüicultores e Pescadores de Porto Velho (Sindipesca), o qual se comprometerá com a manutenção e abastecimento do caminhão. A Comercialização inicial será na Feira do Produtor, local de maior concentração dos consumidores, mas posteriormente haverá feiras itinerantes nos Bairros. O Caminhão comporta 4 toneladas de peixe que serão vendidas a preços mais acessíveis. “A assinatura deste convênio proporciona a ampliação da Política Municipal da Piscicultura Familiar no Município de Porto Velho, a exemplo do uso do PAA – Programa de Aquisição Alimentar, que atuará nas Comunidades beneficiadas pelo Caminhão do Peixe, uma vez que há perspectiva de aumento e facilidade de comercialização”, comentou Wildes. O secretário acrescenta ainda que o peixe será comprado direto do pescador e do piscicultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário