terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto de incremento da piscicultura vai beneficiar famílias.


Projeto de incremento da piscicultura vai beneficiar famílias.
06 de Abril de 2011 - Ascom Coruripe

Com objetivo de aumentar a capacidade produtiva de pescado no município de Coruripe, o deputado federal Joaquim Beltrão destinou emenda no valor de 414 mil reais para o setor, através do Ministério da Pesca e Aquicultura. Trinta famílias serão beneficiadas, sendo 15 alunos do Projovem Rural da Pindorama, e as demais da Associação dos Ostreicultores de Barreiras (Aobarco). Estima-se já no final do primeiro ano de cultivo o rendimento de 470 mil reais.

Serão disponibilizados 210 tanques-rede, a coordenação do projeto abrange a Secretaria de Turismo e Pesca e a Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco). Estão envolvidos na ação, a Codevasf, Governo do Estado, Usina Coruripe, Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A prefeitura de Coruripe contratou empresa para prestar assessoria técnica e empresarial na atividade.

“Queremos agradecer o empenho do deputado federal no setor de pesca e aquicultura. O projeto vai reforçar a atividade no município proporcionando geração de emprego e renda”, disse o prefeito Marx Beltrão.

Na semana passada, Marx Beltrão esteve reunido com o diretor agrícola da S/A Usina Coruripe, Márcio Silvio, em busca de parceria, solicitou o equivalente a um hectare da barragem Vitor Montenegro Wanderley. “Vamos liberar a área para que as famílias envolvidas no projeto possam ser beneficiadas”, afirmou Márcio Silvio.

Participaram da reunião os coordenadores de irrigação e topografia da S/A Usina Coruripe, Pedro Carnaúba, e do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) Valdir Gomes, a gerente do SEBRAE/Penedo, Liza Bádue e o engenheiro agrônomo, Miguel Ângelo, responsável pelo projeto. Além do secretário de Turismo e Pesca, Manoel Otávio, e o presidente da Adelisco.

Nesta terça-feira (5) o presidente da Adelisco, Manoel Santos, iniciou a primeira etapa do projeto. “Estivemos na barragem para colher água para análise e demarcação da área. Estes são alguns dos procedimentos para a licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente”, explicou.

Segundo ele, o intuito do projeto é contribuir para a produção da atividade pesqueira, promover a melhoria de vida dos piscicultores e a geração de renda dessas famílias.

Pequenos produtores
A piscicultura em tanques-rede vem sendo desenvolvida no município desde 2004 com um pequeno projeto implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba- Codevasf, por meio do projeto Amanhã para formação profissional de jovens.

Os alevinos de tilápia utilizados no projeto serão doados por instituições parcerias da Codevasf e o governo estadual. O projeto será executado até dezembro de 2011.

Fonte:Ascom Coruripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário