sábado, 24 de dezembro de 2011

PACU E TAMBAQUI

Dentre as espécies nativas adequadas à pesca esportiva, o Pacu e o Tambaqui são os que apresentam maior potencial para piscicultura - 23/08/2011 O Pacu e o Tambaqui possuem carne sólida e de agradável sabor A piscicultura no Brasil vem cada vez mais utilizando peixes nativos. No caso do Pacu e do Tambaqui existe a facilidade de comercialização, por se tratarem de peixes tradicionalmente consumidos pela população brasileira. Outra facilidade que o produtor encontrará ao criar essas espécies, é que eles já foram pesquisados em diversas situações de cultivo. Este fato permitirá ao produtor criar Pacus e Tambaquis tendo como base informações zootécnicas, realizando projetos e estimando o retorno do investimento. Assim, o produtor tem mais segurança ao fazer um investimento no cultivo dessas espécies. Além de possuírem características que vão desde excelente capacidade de adquirir peso, até rusticidade e qualidade de se adaptar, o Pacu e o Tambaqui possuem carne sólida e de agradável sabor, o que favorece muito a venda destes peixes. A comercialização deles é feita para restaurantes, feiras livres, supermercados, peixarias e pesque-pagues, que são negócios típicos da piscicultura. Na piscicultura, como em qualquer outra atividade zootécnica, para que seja possível realizar alta produção, é de extrema importância o papel das matrizes, e é essencial o uso de alimentos naturais. Para que os peixes possam se desenvolver é necessário um espaço adequado além de proteção contra venenos. No Curso Criação de Pacu e Tambaqui ministrado pelo Professor Dr. Manuel Vasquez V. Júnior, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o produtor receberá informações que vão desde análise mercadológica e financeira, passando por construção dos tanques, manejo, até a comercialização. Neste sentido, Manuel Vasques afirma que a primeira premissa para o planejamento de qualquer empresa é estabelecer objetivos claros, e no caso da criação de peixes é essencial saber para quem se vai produzir. Ele ressalta ainda que “o consumidor é o principal dos três segmentos que compõem o chamado mercado”. Por: Beatriz Lázia

Nenhum comentário:

Postar um comentário